O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
[ Colaboradores ][ A História do Jornal ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ]
Edição de 20-10-2017
Pesquisa
Livro
Alto Douro Vinhateiro Alto Douro Vinhateiro Versão Inglesa
 

Arquivo: Edição de 30-03-2007

SECÇÃO: Opinião

Um “ Compasso”…

Neste último fim-de-semana no Teatro Municipal de Vila Real, realizou-se pela sexta vez consecutiva, mais uma Festa Ibérica de Tunas.
Este evento, cuja responsabilidade de organização coube, como já é habitual, à TransmonTuna, Tuna Universitária de Trás os Montes e Alto Douro, que trouxe até esta cidade mais de três centenas de jovens universitários provenientes de diferentes partes do país, e da vizinha Espanha, para mais um grandioso espectáculo, onde para além da música, não faltou a alegria, a cor, a amizade, a sátira e a irreverência de uma juventude que continua, apesar das agruras por que se pauta a nossa vida social e económica, a ser a verdadeira essência, e o orgulho, de ser português.
Nesta Festa participaram a Tuna de Medicina de Coimbra, a Tuna do Magistério de Ávila, Afonsina – Tuna de Eng. da Universidade do Minho, Hinoportuna – Tuna do I. P. de Viana do Castelo, TAUE – Tuna Académica da Universidade de Évora, Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a Tuna Feminina do ISCAP e a TransmomTuna. Este grande evento da Música Académica quis ultrapassar o espaço do Teatro e ir de encontro aos vila-realenses, objectivo esse, conseguido na sua plenitude, já que durante dois dias, os Tunos desenvolveram uma série de actividades, que passaram não só pelos roteiros gastronómicos obrigatórios, mas também pela animação e convívio de rua.
Mas, sem dúvida, os grandes momentos deste evento ocorreram nos dois dias de concertos, no Teatro de Vila Real, onde mais de mil pessoas puderam ouvir do melhor que se faz a nível nacional, no que toca a este género musical. Assistiram-se a verdadeiros momentos musicais, ao mais alto nível técnico, dignos dos melhores profissionais, levando mesmo, em alguns casos, a esquecer que estávamos perante grupos de jovens universitários, que fazem desta arte sublime, a música, uma forma de ocupação dos tempos livres.
Uma palavra muito especial para o trabalho excepcional que a TransmonTuna, enquanto Tuna e enquanto Associação Cultural e Recreativa, tem vindo a desenvolver no sentido de divulgar a cidade e o verdadeiro espírito académico da nossa região, quer a nível nacional, quer mesmo a nível internacional, tão comodamente “ esquecida “ quer pela comunidade docente, quer discente da UTAD.

Por José António Neves, Dr.
janeves@portugalmail.pt

[Utilidades]
[Outras Notícias]
O Meu Jornal
(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt